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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ATIVIDADES - GÊNEROS PERSUASIVO E INSTRUCIONAL

01. Crie um slogan para cada um dos produtos a seguir.

a) Tênis _______________________
b) Celular ______________________
c) Carro _______________________
d) Perfume _____________________
e) Chocolate ____________________
 f) Pizza ________________________

02. Responda:

a) É um texto pequeno, conciso, que transmite as principais informações para compra, venda, aluguel ou mesmo troca de imóveis, veículos e outros bens, como também oferece serviços e empregos: ___________________

b) É um anúncio em forma de cartão-postal: ________________

c) É aquela que apresenta uma reclamação e/ou solicitação, justificando-a com argumentos: ________________________

d)  É uma situação comunicativa em que a sociedade civil organizada utiliza textos a fim de persuadir o público a tomar determinada atitude: ______________________

Observe o anúncio e responda.  



3. Qual é a finalidade do anúncio acima?

4. Qual é a estrutura do anúncio? Identifique cada parte.

a) Título:
b) Imagem:
c) Corpo do texto:
d) Anunciantes:
e) Slogan (do anunciante principal)

5. Nesse anúncio, como se empregam os verbos?

6. Que recursos o anunciante utiliza para despertar o interesse do público leitor?

 7.  Redija uma receita. Coloque o título e as partes da receita (ingredientes, modo de fazer, tempo de preparo, grau de dificuldade e número de porções que rende).

TEMAS

(  ) Receita de gentileza
(  ) Receita para um mundo melhor
(  ) Receita para ser um político honesto
(  ) Receita para ter amigos
(  ) Receita para ser saudável
(  ) Receita para ser um bom filho
(  ) Receita para espantar o medo
(  ) Receita para ser feliz
(  ) Receita para passar de ano

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

TEXTO INSTRUCIONAL E / OU PERSUASIVO


TEXTO INSTRUCIONAL

  •  —  Estrutura simples, que permite a um leigo no assunto aprender a manusear ou a fazer uma coisa a partir de sua leitura.
  •     Intenção: ensinar àqueles que não sabem jogar um jogo, a jogar; ensinar aqueles que não sabem preparar um prato diferente, a preparar; ensinar as pessoas que tomam remédios, a tomá-los adequadamente.
  •   Em alguns casos, os textos instrucionais servem para orientar pessoas em situações de emergência.
  •   Importância: acessar a instruções para resolver determinados problemas de forma bastante objetiva e clara.
  •   A maneira como estão diagramados podem contribuir para facilitar a tomada de decisões.
  •   As instruções configuram-se , habitualmente, com verbos no modo imperativo (misture, adicione, sirva…) ou com verbos no infinitivo (misturar, preparar…).

 Exemplo:

Patê Rápido

Ingredientes

200 gramas de queijo branco light ou ricota
½ dente de alho passado pelo espremedor
1 colher de sopa de salsinha picada
½ xícara de creme de leite light sem soro
Sal a gosto

Modo de preparar

      Com a ponta de um garfo, amasse o queijo branco. Adicione o creme de leite aos poucos e misture até obter uma consistência pastosa. Acrescente o alho, a salsinha e o sal. Misture tudo muito bem e sirva sobre torradas ou fatia de pão integral.

Receita de amor

Ingredientes

 - 5 colheres de amizade
- 7 colheres de carinho
- 1 xícara de compreensão
- 10 colheres de respeito
- 1/4 de paixão
- 8 colheres de sinceridade
- 9 colheres de atração
- 1 pitadinha de ciúme para temperar

Modo de preparar

Misture bem, quando estiver denso, ingira. O efeito será imediato: “E que seja eterno enquanto dure”
(Jecely Teixeira)

CAMPANHA COMUNITÁRIA

  •   Situação comunicativa em que a sociedade civil organizada utiliza textos (cartazes, outdoors, anúncios).
  •    Também conhecido como campanha social por estarem voltados para as comunidades, geralmente as mais carentes.
  •     Orienta, instrui os moradores das pequenas comunidades (bairros, por exemplo) sobre as ações, atitudes a serem tomadas visando ao bem estar da comunidade em geral seja por meio de campanhas de combate aos problemas que já existem, ou seja, por meio de campanhas de prevenção daquilo que possa vir prejudicar a saúde e o bem estar das pessoas.

·           Tem caráter persuasivo e muitas vezes instrucional.









CARTAZ

  • —   É um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos.
  •     Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético.
  •   Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico.
  •   Os problemas estruturais e formais são resolvidos pelo projeto de desing gráfico.
  •   Tem intensão persuasiva e/ou instrucional.   



  



Montado por Sandra Helena


TEXTO PERSUASIVO

MECANISMOS DE PERSUASÃO



1. Perícia no uso de perguntas


Clareza de ponto de vista (Perguntas empregadas para convencer)


"Precisamos pensar no assunto".
"Em que, exatamente, temos que pensar"?


Lidando com questões emocionais (Ocorre quando uma pessoa está emocionalmente envolvida na ação.)


Clareza de valores (Descobrir os valores das pessoas, perguntando à elas. Utilizando esses valores, fica fácil persuadí-las.)


"O que é mais importante na sua decisão de comprar um automóvel?"
"O que é mais importante pra você no nosso casamento?“


Palavras fortes


O nome: "Bill, você poderia fazer a gentileza de enviar a análise do orçamento?"
"Este carro vai muito bem com você, não acha, Keith?"


Por favor e obrigado: "Obrigado por vir me visitar hoje."
"Por favor, dê toda atenção a esta proposta, John."


Porque: "Você na certa quer investir agora porque vai ganhar muito dinheiro.“


Palavras que vendem: vantagem, economizar, benefício, segurança, conforto, confiança, resultados, valor, emocionante, merecer, diversão, garantia, livre, amor, certo, poderoso, melhorado, descoberta, investimento, feliz, alegria, dinheiro, proteção, vital, orgulho, fácil, provado, saúde, lucro, novo, verdade, você.


2. Técnicas de pressão pelo tempo: É sensato ter em mente a lei da escasses: quando alguém percebe haver quantidades limitadas de um produto desejado, acredita que o valor deste produto desejado é mais elevado do que se estivesse disponível em profusão.


3. Técnica de credibilidade: Deve-se ter em mente a lei dos amigos: quando alguém lhe pede para fazer alguma coisa e você nota que esta pessoa tem em mente os seus maiores interesses e/ou gostaria que ela tivesse os seus maiores interesses em mente, então você estará fortemente motivado a satisfazer a solicitação.

 
Segredos
"Eu não devia lhe contar isto, mas..."
"Não é oficial, mas acho que você devia saber..."


Passos Futuros :"Se você gostar do nosso produto, irá comprá-lo de novo?"


Formas de linguagem hipnótica


ANÚNCIO PUBLICITÁRIO


TÍTULO (UMA OU MAIS FRASES, CURTAS E ATRAENTES)
IMAGEM (INUSITADA E SUGESTIVA)
CORPO DO TEXTO (DESENVOLVE A IDEIA SUGERIDA NO TÍTULO)
IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO OU MARCA (“ASSINATURA” DO ANUNCIANTE)
LOGOTIPO (SÍMBOLO QUE REPRESENTA UMA MARCA)
SLOGAN (FRASE COM OU SEM VERBO)




ANÚNCIO CLASSIFICADO


v CLASSIFICADOS EM CATEGORIAS NOS JORNAIS, REVISTAS OU SITES (COMPRA, VENDA, ALUGUEL, TROCA, SERVIÇOS DE PROFISSIONAIS, EMPREGOS, ETC.)
v  PEQUENO, CONCISO, OBJETIVO E SEM RECURSOS VISUAIS;
v ESTRUTURA: TÍTULO (CHAMATIVO E DIRETO); CORPO (COM ABREVIATURAS E DADOS ESSENCIAIS DO PRODUTO OU SERVIÇO); MEIO DE CONTATO  (ANUNCIANTE PODE OU NÃO SE IDENTIFICAR).



ANÚNCIO POSTAL


v FORMA DE CARTÃO-POSTAL;
v OUTDOOR  DE BOLSO OU POSTAL PUBLICITÁRIO;
v CUSTO BAIXO;
v DIVULGA PRODUTOS, SERVIÇOS, FESTAS OU EVENTOS CULTURAIS;
v EXPOSTOS EM LOCAIS PÚBLICOS OU ENVIADOS PELO CORREIO.

              PRODUÇÃO TEXTUAL







Montado por Sandra Helena Amaral