O QUE É TEXTO?
TEXTO VEM DO LATIM “TEXTU” QUE SIGNIFICA TECIDO.
PALAVRAS = FRASES = PERÍODOS = PARÁGRAFOS
FORMAS: ESCRITO, GRÁFICO OU FÔNICO
TEXTUALIDADE É O CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS RESPONSÁVEIS POR CARACTERIZAR UMA DADA CONFIGURAÇÃO LINGÜÍSTICA COMO TEXTO.
PROPRIEDADES DA TEXTUALIDADE
•SENTIDO PRAGMÁTICO: Função comunicativa
•SENTIDO SEMÂNTICO: Coerência
•SENTIDO FORMAL: Coesão
COESÃO: Relação entre as palavras e frases de um texto. É essa relação, essa conexão que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases; encadeamento linear das unidades lingüísticas presentes no texto.
COERÊNCIA: Relação estabelecida entre as partes do texto, criando uma unidade de sentido. Diz respeito à não-contradição de sentidos entre passagens do texto.
SEGUNDO BEAUGRANDE E DRESSLER (1983) Há 7 fatores responsáveis pela textualidade distribuídos EM 2 GRUPOS:
G 1 – Os que se relacionam com o material lingUístico e conceitual (coesão e coerência);
G 2 – Os que se relacionam com fatores pragmáticos e são de natureza social: intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade).
PROPRIEDADES CENTRADAS NOS ASPECTOS LINGUISTICOS DO TEXTO
1 - COESÃO: Promove a inter-relação semântica entre os elementos textuais.
•REPETIÇÃO: Retomada de elementos no discurso. Presença de elementos constantes. Seqüência de assuntos diferentes = não-texto.
•RELAÇÃO: Fatos e conceitos devem estar relacionados.
2 – COERÊNCIA: Dá ao texto a condição de interpretabilidade; confere ao texto uma unidade de sentido dos elementos lingüísticos do mesmo.
•PROGRESSÃO: Acréscimo de informações ditas. Permite que o texto “caminhe”; complementa a repetição.
•NÃO-CONTRADIÇÃO: Um texto coerente não deve ter elementos que contradigam um aspecto já colocado. (CONTRADIÇÃO x CONTRASTE)
PROPRIEDADE CENTRADA NOS INTERLOCUTORES
Há dois fatores que são a natureza interativa da comunicação verbal:
•INTENCIONALIDADE: (Centra-se no emissor)
•ACEITABILIDADE: (Centra-se no receptor)
PROPRIEDADE CENTRADA NA SITUAÇÃO
•SITUACIONALIDADE: Elementos contextuais que favorecem a comunicação: espaço geográfico, o tempo, as relações existentes entre os interlocutores, o grau de conhecimento, etc.
PROPRIEDADE CENTRADA NA RELAÇÃO DO TEXTO COM OUTROS TEXTOS PRÉVIOS
•INTERTEXTUALIDADE: Nenhum texto é autêntico. Todos são intertextos. Partem de informações, crenças, conceitos contidos em textos prévios.
PROPRIEDADE CENTRADA NO CARÁTER INFORMATIVO DO TEXTO
•INFORMATIVIDADE: Interesse do receptor pelo texto depende do grau de informatividade de que ele seja portador. Nível mediano de informatividade é o ideal.
FONTE:FADEPE
Qual é o fator de textualidade do hino nacional?
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