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sábado, 6 de agosto de 2011

Atividades dos contos de Machado de Assis

1. Considere as seguintes afirmações em relação ao conto "Almas agradecidas":

I. A "verdadeira amizade" de Magalhães por Oliveira serve de pretexto para que o primeiro roube a formosa e rica Cecília do amigo, garantindo assim sua riqueza material.

II. No final do conto, quando o narrador diz que Oliveira não mais frequentava a casa do amigo, mostra que houve ruptura entre ambos, que disputavam o amor da rica Cecília: "Oliveira não compareceu à festa com grande admiração de Vasconcelos e de D. Mariana, que não compreendiam essa indiferença da parte de um amigo."

III. O reencontro dos amigos de colégio, embora pareça, pode não ser casual.

Estão corretas:

a) I e III.

b) I e II.

c) II e III.

d) I.

e) II.

2. Em "Cantiga de esponsais", o narrador comenta:

"Parece que há duas sortes de vocação, as que têm língua e as que a não têm. As primeiras realizam-se; as últimas representam uma luta constante e estéril entre o impulso interior e a ausência de um modo de comunicação com os homens."

A frase do conto que melhor sintetiza esse drama vivido pelo protagonista é:

a) "se mestre Romão pudesse seria um grande compositor"

b) "Mestre Romão rege a festa!"

c) “tinha a vocação íntima da música"

d) “Sobre uma cadeira, ao pé, alguns papéis de música; nenhuma dele.”

e) "a vista do casal não lhe suprira a inspiração, e as notas seguintes não soavam."

3. Sobre "Conto de escola", assinale a alternativa incorreta:

a) O conto contrapõe as figuras de Policarpo e Raimundo, que podem ser entendidas, respectivamente, como representantes da ordem e da desordem.

b) O conto mostra a troca de favores entre o menino Raimundo e o narrador Pilar: o primeiro dá uma pratinha ao amigo, e esse, por sua vez, ensina-lhe as lições de sintaxe.

c) O fato de a narrativa se passar durante o período Regência torna possível uma analogia entre o enfraquecimento do poder central, na época, e os acordos que são feitos pelos meninos à revelia do professor Policarpo.

d) À semelhança de O ateneu, de Raul Pompeia, o narrador mostra como a escola, nos tempos do Império, não estava apta a lidar com as diferenças entre os indivíduos, sentindo-se por ela subjugado.

e) O narrador relembra o caso e explica porque a troca de favores, bem como o conhecimento da corrupção e da delação, foram essenciais para sua formação.

4. No conto "Felicidade pelo casamento", o narrador, João Aguiar, diz que era conhecido pela família primeiro como "idiota"; depois, como "poeta", pouco afeito às soluções práticas. Tomando como referência o desfecho da ação, é possível afirmar que:

a) Há ironia no caso porque, ao sair da província e ir para a Corte, o narrador não consegue concluir seus planos, confirmando a pecha familiar de ser errático e vacilante.

b) Há ironia no caso contado pelo narrador, já que ele mostra como o poeta conseguiu sair da província e se casar na Corte com Ângela de Magalhães, amealhando a fortuna da moça e desbancando o antigo pretendente, Azevedinho.

c) Há ironia no caso porque o narrador mostra-se esperto quando desbanca, sem qualquer traço de sadismo, o pretendente de Ângela, Azevedinho.

d) Nenhuma das anteriores.

e) Não há ironia no caso, já que o casal apaixonado que se forma ao final do conto, por Ângela e pelo narrador, confirma as vocações românticas deste último.

5. Leia o trecho abaixo:

"Nunca tinha ido ao teatro, e mais de uma vez, ouvindo dizer ao Meneses que ia ao teatro, pedi-lhe que me levasse consigo. Nessas ocasiões, a sogra fazia uma careta, e as escravas riam à socapa; ele não respondia, vestia-se, saía e só tornava na manhã seguinte. Mais tarde é que eu soube que o teatro era um eufemismo em ação. Meneses trazia amores com uma senhora, separada do marido, e dormia fora de casa uma vez por semana". "Missa do galo", p. 99.

Em relação a esse trecho e ao sentido geral do conto, é possível afirmar que:

a) Não é possível saber exatamente o que se passou entre o jovem Nogueira e Conceição, mas a ideia do "teatro" pode ser estendida também a esses dois.

b) A narrativa mostra uma oposição entre Conceição e o marido, já que ela, ao contrário dele, decide não se envolver com o rapaz de dezessete anos em sua própria casa.

c) Nogueira resolve omitir do leitor os fatos mais importantes em relação à Conceição, já que ele também se valia do pretexto de ir ao "teatro".

d) A encenação do marido pode também ser estendida ao narrador, jovem de dezessete anos destinado à carreira eclesiástica.

e) "O eufemismo em ação" de Meneses mostra que o adultério é um comportamento compartilhado tanto pelo marido quanto por sua esposa.

6. (UFV) Sobre a narrativa machadiana "A cartomante", apenas não se pode afirmar que:

a) O desfecho de "A cartomante" é trágico e seus personagens, Vilela, Camilo e Rita, formam o típico triângulo amoroso de grande parte das obras do período realista.

b) A personagem Rita, ao concluir que "havia muita coisa misteriosa e verdadeira neste mundo", traduz vulgarmente a sentença de Hamlet, o famoso herói shakespeariano: "há mais coisa no céu e na terra do que sonha a nossa vã filosofia".

c) A personagem Rita mostra-se descrente em relação às premonições da cartomante, opondo-se ao comportamento de Camilo, extremamente supersticioso e obcecado por bruxarias.

d) A narrativa "A cartomante" retrata uma situação de adultério e confirma a tendência realista para destruir e ridicularizar o casamento romântico.

e) A ironia machadiana reflete-se, sobretudo, nos momentos finais do texto, pelo contraste entre as profecias otimistas da cartomante e o destino cruel dos amantes Rita e Camilo.

7. (UFRGS) Considere as afirmações abaixo, referentes a certos contos machadianos:

I. "Hamlet observa a Horácio que há mais coisas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia. Era a mesma explicação que dava a bela Rita ao moço Camilo, numa sexta-feira de novembro de 1869, quando este ria dela, por ter ido na véspera consultar uma cartomante; a diferença é que o fazia por outras palavras". Esse trecho está na abertura de "A cartomante", conto que narra uma história de adultério com final trágico.

II. Em "Missa do galo", uma senhora de trinta anos e um jovem de dezessete, atraídos um pelo outro, encontram-se na noite de Natal para vingarem as traições do marido ausente.

III. Rita, d. Conceição e Evarista, assim como as demais personagens femininas dos contos machadianos, são apresentadas como vítimas inertes de uma estrutura social patriarcal e escravocrata.

Quais estão corretas?

a) Apenas II.

b) Apenas I.

c) Apenas III.

d) I, II e III.

e) Apenas I e III.

8. "Foi para estas almas corajosas e honradas que se fez a bem-aventurança". Assim termina o conto "Carolina", de Machado de Assis. Em relação a esse comentário do narrador e ao contexto geral do conto, é possível afirmar que:

a) Carolina continuou pobre porque não teve coragem de se unir a Fernando.

b) Carolina decidiu abandonar tudo e viver com Fernando, daí o comentário do narrador.

c) Carolina prefere manter as conveniências do casamento com o "velho opulento" e descarta Fernando, daí o comentário do narrador.

d) Nenhuma das anteriores.

e) Machado de Assis mostra a coragem da mulher que não se deixa guiar pelo sentimento, daí o comentário.

9. Assinale a alternativa correta sobre "O caso da vara":

a) O conto mostra que, apesar da escravidão, as boas ações ainda são possíveis.

b) O conto mostra como os protegidos de Sinhá Rita, a proprietária, eram bem-tratados por ela.

c) O conto mostra a mobilidade da consciência de Damião entre a ética e o interesse.

d) O conto evidencia as relações de proteção que se constroem em torno de João Carneiro, um grande proprietário.

e) Durante a narrativa, Sinhá Rita muda o tratamento dispensado às escravas.

10. (UFSCar-adaptada) O que sobressai na atividade criadora de Machado de Assis é:

a) A grande capacidade de inspiração, uma vez que a quantidade de romances que escreveu foi facilitada pela improvisação.

b) A minuciosa busca de soluções aperfeiçoadoras, que só conseguiu após inúmeros e continuados exercícios.

c) O equilíbrio entre o improviso, a inspiração e o artístico, que é demonstrado pelas obras de valor desigual.

d) Ter iniciado a carreira escrevendo romances realistas, convertendo-se, mais tarde, ao naturalismo.

e) A sinceridade com que manifesta, por linguagem desprovida de metáforas, em cada romance que escreveu, as várias fases de sua biografia.

11. Leia o texto abaixo, extraído do romance Esaú e Jacó, e responda ao que se pede.

"- Coisas futuras! Murmurou finalmente a cabocla.

- Mas, coisas feias?

- Oh! Não! Não! Coisas bonitas, coisas futuras!"

a) É possível estabelecer um paralelo entre a profecia que a cabocla faz à Natividade em relação aos gêmeos dos quais está grávida e a profecia que a cartomante faz a Camilo e Rita no conto "A cartomante"? Explique.

b) O que o autor mostra em relação às superstições e crendices, em ambos os casos?

12. Leia o trecho abaixo:

[...] Sinhá Rita pegou de uma vara que estava ao pé da marquesa, e ameaçou-a:

- Lucrécia, olha a vara!

A pequena abaixou a cabeça, aparando o golpe, mas o golpe não veio. [...] Damião reparou que tossia, mas para dentro, surdamente, a fim de não interromper a conversação."

"O caso da vara", p. 71.

Quais expressões, presentes neste trecho selecionado de "O caso da vara", revelam de forma sintética a situação dos escravos no Brasil do século XIX? Explique.

13. No conto "Missa do galo", Conceição, ao comentar com o jovem Nogueira os quadros que seu marido colocara na sala, afirma não gostar do de "Cleópatra", preferindo "a imagem de Nossa Senhora, que estava no oratório". Considerando essas informações, responda: qual a relação entre o quadro de Cleópatra e a vida do marido de Conceição? Por que Conceição afirma preferir a imagem da santa?

14. Na introdução que faz ao presente volume, intitulada "Murmúrios no espelho", Flávio Aguiar afirma que "como numa sábia gangorra, Machado oscila entre esse terror dos silêncios espaçados e o mundo das convenções organizadas (e por elas organizado)”.

a) Como cada um desses mundos aparece no "Conto de escola"?

b) É possível associar João Romão, da "Cantiga de esponsais", a essa oscilação de que fala Flávio Aguiar? Explique.

15. (FUVEST-SP) Em 1881 foram publicados dois romances importantes no Brasil, com os quais se inicia um novo movimento literário na prosa brasileira.

a) Quais são esses romances?

b) Com que movimento literário eles romperam?

16. Redija uma resenha que expresse suas opiniões e exponha seus argumentos sobre um dos contos da antologia de Machado de Assis.

Almas agradecidas

Conto de escola

Cantiga de esponsais

Longe dos olhos...

Carolina

O caso da vara

Felicidade pelo casamento

Um apólogo

A cartomante

Missa do galo

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