Pesquisar este blog

Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

FICHA DA OBRA "'TRÊS PAIS"

POR DENTRO DOS TEXTOS

Hamlet, William Shakespeare
Carta ao pai, Franz Kafka
Pai embrulhado para presente, Paulo Bentancur



1. Nas três histórias que compõem este volume, as relações entre pais e filhos apresentam várias nuances. Destaque alguns sentimentos que permeiam esses relacionamentos:


a) Rei Hamlet e príncipe Hamlet:
b) Franz e seu pai:
c) André, Sofia e Júlia:


2. Hamlet é a adaptação de uma das mais belas peças teatrais de William Shakespeare e, segundo os especialistas, da literatura de todos os tempos. Trata-se de uma tragédia que envolve amor, traição, vingança, luta pelo poder, morte, entre tantas questões que acompanham o homem desde sempre. Selecione, nesta adaptação, situações que caracterizam as tragédias. 


3. Em Carta ao pai, acompanhamos uma espécie de acerto de contas do filho - o escritor Franz Kafka - com seu pai. Quais são as razões, de acordo com o texto, para que Franz nutra tantos ressentimentos contra seu pai?


4. Apesar da mágoa revelada em sua carta, Franz não deixa de reconhecer qualidades em seu pai e aspectos positivos de seus sentimentos em relação ao filho, o que revela a complexidade das relações entre pais e filhos. O que é possível perceber, de acordo com essa perspectiva, sobre os sentimentos revelados pelo autor em relação ao pai? 


5. Comente as razões do conflito vivido pela personagem André, de Pai embrulhado para presente, em relação à proposta para trabalhar como jornalista em Brasília.


6. As três histórias reunidas neste volume são contadas de pontos de vista diferentes pelo narrador.


a) De que pontos de vista são apresentados os fatos em Hamlet e Carta ao pai?
b) E em Pai embrulhado para presente?


7. Franz Kafka escreve sob a forma de carta. Comente os efeitos que o texto escrito deste modo provocaram em você?


8. O príncipe Hamlet é uma personagem atormentada. De acordo com o texto, quais foram as razões do desespero de Hamlet?


9. Em sua opinião, o que o fato de Franz, de Carta ao pai, ter iniciado sua carta com "Querido Pai" revela sobre ele e seus sentimentos?


10. Produção textual.


Adaptação: Profª Sandra Helena

Um comentário:

  1. Olá Professora Sandra!
    Como vai? Também sou professora de língua portuguesa, estou passando esse livro à minha turma o livro por ti citado mas estou passando por um probleminha, não possuo o livro do professor com as respostas, somente o livro do aluno disponível em minha cidade. Se não for incomodar, gostaria que tu colocasse as respostas do mesmo (ficha da obra).
    Grata desde já,
    Flávia Forte.

    ResponderExcluir