Pesquisar este blog

Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

GÊNEROS ORAIS E ESCRITOS

TEXTO DRAMÁTICO



Òo texto dramatizado se assemelha ao narrativo no tocante a vários aspectos, tais como: personagens, enredo, tempo e espaço. Entretanto,
ÒDiferença: no texto teatral, a interação entre os interlocutores é estabelecida por meio da própria representação, ora manifestada pelo discurso direto. Tal fato condiciona-se à ausência do próprio narrador, pois é mediante a desenvoltura dos próprios personagens que o enredo é paulatinamente retratado.
ÒOutro aspecto bastante peculiar reside na atribuição dada ao conflito, elemento primordial no gênero em questão. Em meio ao desenrolar do diálogo cria-se uma situação conflituosa caracterizada por uma oposição e uma luta de vontades entre os personagens, condicionando a plateia/leitor a criar uma expectativa em relação aos fatos presenciados ou lidos.
Ò Situamo-nos diante de uma considerável peça que constitui o cenário das artes cênicas, na qual o autor propõe-se a retratar temas universais. Revela estreita intimidade estabelecida entre as relações humanas e o divino.
ÒOutras características: a fala direta dos personagens, a presença de parênteses seguidos de seus respectivos enunciados linguísticos, caracterizados por rubricas, as quais descrevem os elementos que compõem a ação, como, atitude dos personagens, movimentação entre estes, postura corporal e demais procedimentos.

ÒNão podemos, aqui, deixar de mencionar acerca dos outros elementos que, juntamente com os personagens, colaboram para a concretude da arte em questão. Entre eles citamos: a música, arquitetura, pintura, a arte indumentária (o figurino), iluminação, o mobiliário usado na representação, maquiagem, sonoplastia e contrarregra.

SEMINÁRIO

ÒÉ a exposição oral de um tema, com apresentação de argumentos por um ou mais oradores, seguida de debate entre os participantes.

ÒOrganização: planejamento (tema, público-alvo, linguagem, abordagem, levantamento de informações, inclusão de dados e roteiro); preparação; apresentação .
RELATO


Òo caracterizamos como sendo um gênero no qual alguém conta fatos relacionados à sua vida, cuja função é registrar as experiências pessoais no intento de que estas possam servir como fonte de consulta ou aprendizado para outras pessoas. 

ÒSendo assim, para que o relato possa se tornar passível de constatação por várias pessoas, ele poderá ser gravado, seja em áudio ou vídeo e, posteriormente, ser transcrito e publicado por inúmeros meios de comunicação, dentre estes, jornais, revistas, livros, sites, entre outros, passando a se caracterizar com documentos históricos de notável importância.
Òo relato pode materializar-se pela oralidade, tendo como público expectador um ou mais ouvintes.

ABAIXO-ASSINADO

ÒÉ um tipo de solicitação coletiva feita em um documento para pedir algo de interesse comum a uma autoridade ou para manifestar apoio a alguém ou demonstrar queixa ou protesto coletivo.


MANIFESTO


ÒTexto de natureza dissertativapersuasiva, uma declaração pública de princípios e intenções, que objetiva alertar um problema ou fazer a denúncia pública de um problema que está ocorrendo,

ÒNormalmente de cunho político. Destina-se a declarar um ponto de vista, denunciar um problema ou convocar umacomunidade para uma determinada ação.
ÒEstrutura relativamente livre, mas com alguns elementos indispensáveis: título, identificação e análise do problema, argumentos que fundamentam o ponto de vista do(s) autor(es) do manifesto, local, data, assinaturas dos autores e simpatizantes da causa.

Características

ÒEstrutura de dissertação;
ÒTom de conclamação, convocação;
ÒPresença de vocativos;
ÒA linguagem pode variar, dependendo de alguns fatores: a quem o manifesto é dirigido? onde será divulgado? em jornal, rádio, televisão? Costuma-se preferir a linguagem formal, com verbos no presente do indicativo ou no imperativo;
ÒCorpo do texto: o problema é identificado e analisado, apresentando-se argumentos que validem o que se diz. Como o texto é de caráter argumentativo (pretende convencer o leitor de algo), deve-se recorrer a argumentos sólidos;
ÒLocal, data e assinaturas: tanto assinaturas das pessoas que participam na elaboração do texto como das que apóiam o que está sendo afirmado;
ÒTítulo: indica o conteúdo do manifesto;
ÒÉ diferente do abaixo assinado, pois não é uma reivindicação, mas uma declaração de intenções.

CARTA ABERTA


ÒCaracterizada como sendo um gênero textual de caráter argumentativo pertencente a uma pessoa ou até mesmo a um grupo, cujo objetivo é manifestar-se publicamente, revelando sua opinião ou reivindicando algo. Outro aspecto de total relevância é que, normalmente, ela é veiculada pelos órgãos de imprensa.


Quanto aos aspectos estruturais, o gênero em foco apresenta a seguinte estrutura:


• Um título: sua finalidade é revelar o destinatário, sendo que este pode ser amplo, como por exemplo, a sociedade como um todo.


• A introdução: consta-se de um trecho, geralmente atrativo, que enfatiza o problema a ser resolvido;


• O desenvolvimento: trata-se da exposição do assunto em si, pautado por argumentos concretos e passíveis de análise, visando a uma posterior solução;


• A conclusão: encerra todo o discurso, solicitando uma possível solução para o caso abordado.


Aula de redação (out/2011): profª sandra helena














Nenhum comentário:

Postar um comentário