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terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ESQUEMA TEXTUAL

O QUE É TEXTO?

TEXTO VEM DO LATIM “TEXTU” QUE SIGNIFICA TECIDO.
PALAVRAS = FRASES = PERÍODOS = PARÁGRAFOS

FORMAS: ESCRITO, GRÁFICO OU FÔNICO

TEXTUALIDADE É O CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS RESPONSÁVEIS POR CARACTERIZAR UMA DADA CONFIGURAÇÃO LINGÜÍSTICA COMO TEXTO.

PROPRIEDADES DA TEXTUALIDADE

•SENTIDO PRAGMÁTICO: Função comunicativa
•SENTIDO SEMÂNTICO: Coerência
•SENTIDO FORMAL: Coesão

COESÃO: Relação entre as palavras e frases de um texto. É essa relação, essa conexão que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases; encadeamento linear das unidades lingüísticas presentes no texto.

COERÊNCIA: Relação estabelecida entre as partes do texto, criando uma unidade de sentido. Diz respeito à não-contradição de sentidos entre passagens do texto.


SEGUNDO BEAUGRANDE E DRESSLER (1983) Há 7 fatores responsáveis pela textualidade distribuídos EM 2 GRUPOS:

G 1 – Os que se relacionam com o material lingUístico e conceitual (coesão e coerência);
G 2 – Os que se relacionam com fatores pragmáticos e são de natureza social: intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade).

PROPRIEDADES CENTRADAS NOS ASPECTOS LINGUISTICOS DO TEXTO

1 - COESÃO: Promove a inter-relação semântica entre os elementos textuais.

REPETIÇÃO: Retomada de elementos no discurso. Presença de elementos constantes. Seqüência de assuntos diferentes = não-texto.

RELAÇÃO: Fatos e conceitos devem estar relacionados.


2 – COERÊNCIA: Dá ao texto a condição de interpretabilidade; confere ao texto uma unidade de sentido dos elementos lingüísticos do mesmo.

PROGRESSÃO: Acréscimo de informações ditas. Permite que o texto “caminhe”; complementa a repetição.

NÃO-CONTRADIÇÃO: Um texto coerente não deve ter elementos que contradigam um aspecto já colocado. (CONTRADIÇÃO x CONTRASTE)


PROPRIEDADE CENTRADA NOS INTERLOCUTORES

Há dois fatores que são a natureza interativa da comunicação verbal:

INTENCIONALIDADE: (Centra-se no emissor)

ACEITABILIDADE: (Centra-se no receptor)



PROPRIEDADE CENTRADA NA SITUAÇÃO

SITUACIONALIDADE: Elementos contextuais que favorecem a comunicação: espaço geográfico, o tempo, as relações existentes entre os interlocutores, o grau de conhecimento, etc.



PROPRIEDADE CENTRADA NA RELAÇÃO DO TEXTO COM OUTROS TEXTOS PRÉVIOS

INTERTEXTUALIDADE: Nenhum texto é autêntico. Todos são intertextos. Partem de informações, crenças, conceitos contidos em textos prévios.



PROPRIEDADE CENTRADA NO CARÁTER INFORMATIVO DO TEXTO


INFORMATIVIDADE: Interesse do receptor pelo texto depende do grau de informatividade de que ele seja portador. Nível mediano de informatividade é o ideal.

FONTE:FADEPE

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