Pesquisar este blog

Powered By Blogger

domingo, 23 de janeiro de 2011

PARA FAZER UMA BOA REDAÇÃO É PRECISO...

1. Manter-se atualizado em relação aos grandes problemas brasileiros (sociais, políticos, culturais, ambientais etc.), lendo revistas e jornais. Só assim você enriquecerá seu repertório de informações e argumentos para opinar, de forma consistente, sobre o tema proposto.

2. Procurar conhecer o modelo de redação do ENEM, tomando contato com as propostas dos exames anteriores e, se possível, desenvolver essas propostas a título de exercício. Pedir que seu professor de língua portuguesa avalie seu desempenho.

3. Na hora da prova, ler com a máxima atenção a proposta apresentada, procurando entender o que dizem os textos que a compõem. Lembre-se de que esses textos não podem ser ignorados no desenvolvimento de sua redação.

4. Ao desenvolver seu texto, você deve fazê-lo por meio de uma dissertação argumentativa e não de uma narração. Evite escrever em forma de diálogo.

5. Usar a língua escrita culta, ou, em outras palavras, o português escrito padrão. Evitar, pois, a linguagem popular ou a gíria.

6. Ao redigir seu texto, além de expor informações e argumentos, procurar se posicionar diante da situação-problema presente na proposta.

7. Fazer antes um rascunho e, na hora de passar a limpo seu texto, proceder a uma boa revisão.

8. Desenvolver seu texto com coerência e de forma bem articulada. Esses dois aspectos também serão avaliados e receberão nota.

9. Não esquecer de incluir em seu projeto de texto uma proposta de solução para o problema tratado no texto, conforme recomenda a competência 5.

10. Escrever no mínimo 15 linhas e usar uma letra legível.

Fonte: ENEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário