Pesquisar este blog

Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

COMO INICIAR UM TEXTO DISSERTATIVO

O texto dissertativo argumentativo tem uma estrutura convencional, formada por três partes essenciais: introdução, desenvolvimento e conclusão. No momento vamos comentar como iniciar o texto dissertativo que parece mais difícil para algumas pessoas.

Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.

Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.



É na introdução que se apresenta o assunto e o posicionamento do autor. Ao se posicionar, o autor formula uma tese ou a ideia principal do texto.

Podemos iniciar nossa dissertação usando os seguintes tipos de tese:

1. Tipos de tese Conceituando (definindo) algo (um processo, uma idéia, uma situação) É a forma mais comum de começar.

Ex.: "Violência é toda ação marginal que nos atinge de maneira irreversível: um tiro que se nos é dado, um assalto sem que esperemos, nosso amigo ou conhecido que perde a vida inesperadamente através de ações inomináveis..."


2. Apresentando dados estatísticos sobre o assunto enfocado pelo tema.

Ex.: "Hoje, nas grandes cidades brasileiras, não existe sequer um indivíduo que não tenha sido vítima de violência: 48% das pessoas já foram molestadas, 31% tiveram algum bem pessoal furtado, 15% já se defrontaram com um assaltante dentro de casa, 2% presenciaram assalto a ônibus..."

Este tipo de tese não é aconselhável se não se mesclar a direcionamento argumentativo.


3. Fazendo uso de linguagem metafórica ou figurativa. Esta tese é utilizada basicamente em redações dissertativas de cunho reflexivo:

Ex.: "Sorteio de vagas na educação... triste Brasil! Tristes e desamparadas criaturas que transformam-se em números sem particularidade individual e acabam, como num bingo do analfabetismo, preenchendo cartelas da ignorância. Triste Brasil que em vez de fazer florescer intelectos, faz gerar o desconsolo e o descontentamento, impede o progresso intelectual e faz ressaltar a maior das misérias: a marginalidade que se cria fora do saber."


4. Narrando, através de flashes, acontecimentos, ações Narrando. Bem conduzida, esta sequência integra apenas o parágrafo introdutório. Não se desvie da dissertação introduzida dessa forma. O perigo é, sob pressão, continuar a narração.

Ex.: "Durante nove meses, agentes do serviço secreto da presidência da República realizaram gravações .. clandestinas na rede de telefones usada pelas diretorias do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no centro do Rio de Janeiro. Por mais de 30 semanas, os espiões da Abin, Agência Brasileira de Inteligência, gravaram conversas do presidente Fernando Henrique Cardoso, de ministros, dirigentes estatais e empresários. Depois se soube a divulgação parcial dessas fitas detonou uma crise política e acabou na demissão do então ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros."

OBS. Lembre-se que tudo é uma prática. Quanto mais você exercitar mais facilidade terá na hora de produzir seu texto.

FONTE: http://www.mundovestibular.com.br

15 comentários:

  1. Se eu escrever minha redação desse modo minha professora vai comer meu rabo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então ela provavelmente gosta de comer alunos que escrevem bem.

      Excluir
    2. pois é tbm acho !

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkk comer rabo é bom

      Excluir
  2. Gosto do gostar, um tanto trágico e solitário nesta longa viagem de não sair do lugar, gosto sim do singular, do solitário tão perto desta imensidão sem fim, onde consigo avistar muitos amigos e ainda, no meu canto solitário está só desejando está tão perto o quanto possível posso estar.... Não me enganando e nem mais tentando enganar coisas alguma, alguns nasceram para ser sozinho no meio de uma complexa multidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NAO ENTENDI PORCARIA NENHUMA

      Excluir
    2. VC NAO ENTENDEU PORQUE NAO QUIS SEU SEM NOÇAO

      Excluir
  3. gostei mas ou menos, você tem que resumir um pouco. mas está certo.

    ResponderExcluir
  4. Odeio escrever, prefiro ler

    ResponderExcluir